Curiosidade


Introdução

A locomotiva Thomas é um dos personagens mais conhecidos do mundo. Há 60 anos, "Thomas e Seus Amigos" têm encantado crianças e adultos com histórias de exploração e imaginação. Com sua personalidade "espertinha", Thomas leva seus amigos e crianças para toda parte, em aventuras que ensinam lições valiosas sobre descobertas, amizade e cooperação.

Com a ajuda de Britt Allcroft, a produtora que criou a marca Thomas para a televisão, filmes e produtos, vamos conhecer melhor este personagem, sua história fascinante, sua série de TV internacional e o elenco. Ao mesmo tempo, vamos descobrir o que o futuro reserva para Thomas.

"Thomas é uma locomotiva azul que vive numa grande estação de trem na Ilha de Sodor. Ele é uma esperta locomotiva de seis pequenas rodas, com uma pequena e achatada chaminé, uma pequena e achatada caldeira e uma pequena e achatada carroceria, de acordo com o que foi dito na introdução do primeiro episódio para televisão de Thomas e seus amigos."

Mas, voltemos ao início para revelar as origens da locomotiva mais querida do mundo. Thomas é uma locomotiva "dedicada" que leva com orgulho o número um estampado em sua lateral. Ele e seus amigos trabalham na ferrovia da Ilha de Sodor há mais de 60 anos. Thomas é uma locomotiva muito útil - o melhor elogio que o diretor sir Topham Hatt pode oferecer a uma locomotiva - e, apesar de estar sempre metido em confusão, ele acaba sempre resolvendo a situação. Sempre aprendendo uma valiosa lição no processo.

Mas, você sabia que Thomas não foi o primeiro personagem das histórias de Thomas e seus amigos? É verdade. A série de televisão britânica e sua versão americana são baseadas nos livros "The Railway Series", escritos pelo reverendo Wilbert Awdry (1911-1997). O primeiro livro escrito por Awdry trazia as histórias de três locomotivas: Edward, Gordon e Henry. Thomas nem mesmo existia. Ele só foi criado dois anos depois.

O falecido reverendo Awdry era um sacerdote anglicano entusiasta por estradas de ferro. Ele criou as histórias de "The Railway Series" inspirado pelas locomotivas com as quais cresceu. Numa citação no site oficial da família Awdry, o Reverendo diz: "Eu, juntamente com meu irmão George, herdamos de nosso pai o amor pelas ferrovias e, após termos nos mudado para Box, Wiltshire, em 1917, nossa nova casa ficava muito próxima da linha principal da Great Western Railway, perto de Middle Hill. Eu costumava me deitar na cama à noite, e escutar o barulho das locomotivas que subiam a colina, e ficava imaginando que elas conversavam entre si".

Em 1942, o filho de Awdry, o pequeno Christopher, ficou muito doente, vítima de sarampo. Awdry distraía seu filho com histórias e rimas originais durante os longos dias de sua recuperação. As histórias dos trens de Sodor eram as favoritas de Christopher.

Segundo o conteúdo do texto na Wikipédia sobre "The Railway Series", a primeira destas histórias a ser escrita era chamada "O passeio de Edward", e contava sobre uma velha locomotiva chamada Edward que não saía a passeio há muito tempo. Awdry escreveu outra história com a presença de Edward, e também apresentou Gordon, uma locomotiva orgulhosa e prepotente que levava uma lição. Uma terceira história, entitulada de "A Triste História de Henry" contava sobre uma locomotiva tola que achava que a chuva estragaria sua bela pintura. Henry nunca saia do túnel, até que ficou preso dentro dele. Esta história também apresentava o Controlador Gordo.

Awdry decidiu que precisava tomar nota das histórias, já que Christopher o corrigia a cada vez que ele as recontava. Awdry fez também algumas ilustrações, desenhos de locomotivas com rostos, cada uma delas com uma expressão diferente.

Seguindo o conselho de sua esposa, de "fazer algo com suas histórias", Awdry as enviou para diversas editoras infantis. Depois de muitas cartas de recusa, ele finalmente encontrou uma editora disposta a publicá-las. A pedido da editora, Awdry escreveu uma quarta história, "Edward, Gordon e Henry", que trazia os três personagens juntos e libertava Henry do túnel. Estas histórias foram publicadas em um único volume, "As Três Locomotivas", em 1945.

Logo após terminar as primeiras histórias, Awdry começou a ter idéias para uma nova locomotiva. O Natal de 1942 presenciou o nascimento do personagem que se tornaria a locomotiva mais querida entre crianças e adultos. Awdry construiu uma locomotiva de brinquedo como presente de Natal para Christopher e lhe deu o nome de "Thomas". Naturalmente, histórias sobre Thomas logo surgiram e acabaram publicadas em 1946, como "Thomas e seus amigos".

Um importante e fascinante aspecto das histórias é sua inspiração. Awdry sempre achou importante adaptar seus modelos e personagens de acordo com trens de verdade. Alguns exemplos de incidentes reais recriados em "The Railway Series" incluem: uma locomotiva que escorrega com o excesso de folhas nos trilhos, um jornal e um cadarço de sapato usados para conter um vazamento no breque, uma vaca e seu filhote impedindo a passagem de um trem e a inspiração para a primeira história de Thomas, quando uma atrevida locomotiva ousou sair da estação sem ter sido acoplada a outros vagões.

Awdry inspirou-se na vida real para criar suas histórias. Uma locomotiva 0-6-0T Class E2, construída para a ferrovia que ligava Londres, Brighton e a Costa Sul, foi o modelo para criar Thomas. Gordon foi inspirado numa Gresley A3 Pacific da ferrovia que ligava Londres ao Nordeste. Percy foi inspirado numa antiga locomotiva Avonside, e os gêmeos escoceses Donald e Douglas, foram inspirados em membros da classe 812 Caledonian de 1899. (um registro meticuloso das ligações entre as histórias da "Railway Series" e situações reais é mantido no Real Stories Website - em inglês).

O Reverendo Awdry continuou a escrever um novo livro por ano até se aposentar em 1972. Seu filho Christopher, agora crescido e com um filho, logo assumiu a autoria das histórias. Ele seguiu o modelo de seu pai. Escreveu três histórias curtas, desta vez sobre Thomas, Percy e Duck. Seu primeiro livro foi entitulado "Locomotivas Realmente Úteis".

Ele escreveu mais 40 histórias e foi essencial no processo que levou a série para a televisão. Assim como seu pai, Christopher fazia questão de que as histórias fossem filmadas num estúdio e fossem fiéis à realidade. Consequentemente, suas histórias trouxeram aos leitores de "The Railway Series", máquinas mais modernas, como os trens de alta velocidade Pip e Emma e personagens como Harold, o helicóptero.

Curiosamente, nem o Reverendo Awdry nem seu filho Christopher presumiram que Thomas seria o astro dos livros. Na verdade, quando a série de TV foi lançada, apenas dois livros haviam sido entitulados com o nome de Thomas. Tanto pai como filho tratavam os personagens dos livros como um todo e escreviam sobre muitos personagens diferentes, alguns mais presentes e outros que apareciam apenas em uma ou duas histórias. O estímulo por parte dos fãs e a pressão por parte de produtores e editoras em busca de lucro, convenceram os Awdrys a colocar Thomas em evidência. O resultado é o fenômeno mundial que conhecemos nos dias de hoje.

Infelizmente, para os fãs de Thomas, a série original de livros não está mais sendo produzida, embora seja possível encontrar algumas cópias na internet ou em sebos. Na próxima página, vamos conhecer o famoso programa de TV de Thomas.